One love...
- By Måka!
- 22 de fev. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 24 de fev. de 2024
Um viagem na breve e marcante passagem de Bob Marley por este plano chega as telonas

Vamos do começo e no fim do texto tem o teaser oficial do filme para você...
O roteiro desta semana ficou por conta do longa que trouxe Bob Marley para as telonas. Estou falando de uma figura que dispensa apresentações, mas, caso você nunca tenha ouvido esse nome antes, sugiro que corra para os cinemas. Com certeza será um momento de diversão e aprendizado, pois a sétima arte rem o dom de unir duas coisas importantissimas que o nosso cérebro precisa para aprender com facilidade: histórias e imagens e, neste caso específico, temos ainda um terceiro ingrediente que faz toda a diferença, a música. Essa sim, é um tiro certeiro no coração!
A música de Bob é pacificadora porque ele é uma figura que transborda fé e amor….
Para ser bem sincera, eu adorei o filme. Além da trilha, que sou mega suspeita para comentar, temos aqui uma história cheia de significados que tem insights poderosíssimos. Escolhi três deles para compartilhar com você…
Como gatos e ratos…
A história mostra que, desde que o mundo é mundo, a busca pela paz atiça o ódio e com na trajetória de Bob Marley não foi diferente.
Ele era um cara do amor, um pacificador nato que usou a música para unir seu povo. Seu objetivo era mostrar que, assim como gatos e ratos convivem em harmonia, nós, os humanos, também podemos em harmonia com as nossas diferenças.
Uma lição poderosíssima que levanta a ideia correta de que as diferenças são criadas pela mente humana. Entre gatos e ratos, não existem diferenças ou rivalidades, esses aspectos são criados por nós, seres humanos, que temos a infelicidade de acreditar que o diferente é inimigo. No mundo animal, não existe consciência, logo não existe diferença, ódio ou rivalidade. Como sempre digo: devemos observar mais os bichos, temos muito que aprender com eles.
Quanto mais ele pregava o amor e a união, mais a sombra se mostrava e se levantava contra ele. Bob e seus familiares sofreram e um atentado enquanto produziam um show pela paz do seu povo.
Essa tragédia mudou a história e o levou para o outro lado do oceano…
Mas, nem tudo que parece é…
Muitas vezes algo que à primeira vista pode parecer horrível, na verdade não é. A sacada aqui é aprender a fazer as perguntas certas…
Por que, Jah?
Quando estamos muito envolvidos mental e emocionalmante numa situação nossa visão fica ofuscada pelo problema e, por mais fé que tenhamos, às vezes fica dificil enxergar algo além daquilo que se aprensenta...
A caminhada hoje me mostra que em certos momentos da vida nós precisamos de ajuda e essa pode vir dos mais diferentes lugares e das mais diferentes formas, pois com Deus tudo é muito simples, nós é que temos o dom de complicar a vida.
Em certos momentos, tudo que precisamos é de uma palavra, uma frase, um sorriso e isso pode chegar como um raio que na hora “abala”, mas também nos prepara para entender lá na frente.
Estamos temporariamente humanos e isso nos traz a necessidade de ouvir com os olhos e ouvidos humanos. Acredite, em alguns momentos os ouvidos do coração não são o bastante. Quando isso acontece, Deus na sua infinita misericorida, dá um jeito da mensagem chegar "fora do coração"para que possamos acessá-la....
O que você precisa ouvir pode vir de uma capa de revista, uma cena de filme, uma musica, um olhar, um sorriso, uma abraçao até mesmo de um estranho que te olha na rua e "do nada" te fala alguma coisa que te preenche de paz e confiança. Enfim, as possiilidades com Deus são tão infinitas quanto Ele... mas para não perdermos o recado, precisamos expandir a nossa mente e aprender a ficar atento aos detalhes das situações que vão surgindo, fica a dica!
No caso de Bob, o conforto e a luz vieram do seu mentor espiritual que lhe trouxe uma lição de milhões. A pergunta não é: POR QUE TENTATAM, MAS POR QUE NÃO CONSEGUIRAM TE MATAR?
Essa cena mexeu com as minhas estruturas e me tirou de cena por alguns instantes. Fiquei ali, mas com minha consciência e o meu coração elevados à Deus e pensando: como o Senhor é maravilhoso e como somos pequenos diante da sua grandeza e cegos para enxergar a sua infinita sabedoria.
A Jamaica era pequena demais para Bob Marley, seu talento e sua voz. Deus tinha planos muito maiores e para isso ele precisava romper fronteiras. Esse atentado foi a passagem que ele precisava para ganhar o mundo e levar sua mensagem e a Palavra para os quatro cantos do Planeta. E assim foi…
Os tiros assustaram e machucaram, claro, mas não mataram a vida, pelo contrário. Os tiros serviram para levar o alvo para uma vida muito maior que se tornou plantéria e imortal…
A morte precoce
A obstinação de Bob não era usar a música para acumular dinheiro ou fama, mas para compartilhar a ideia de igualdade e fé inspirada pelo livro sagrado.
Bob Marley realmente foi uma figura especial, tão especial que não precisou de muito tempo para cumprir sua missão, foram necessários apenas 36 anos para que ele pudesse escrever sua história e perpetuar sua fé, sua musica, seu nome e seu amor incondicional pela vida e pelo seu povo.
Como qualquer pessoa sente a falta do convívio com os entes queridos que já não estão mais aqui, tenho certeza que a família e os amigos de Bob Marley também sentiram e ainda sentem falta da presença física dele, Claro! Afinal, estamos falando do homem que foi pai, marido, amigo… mas imagino que no fundo, o coração deles segue quentinho, pois compreendem que Bob não era um homem do mundo, mas um homem de Deus com uma missão linda a ser cumprida e assim ele fez.
Querido Bob, obrigada por tanto!
Para encerrar quero dizer que o Bob Marley é uma figura que me inspira e me acompanha há décadas. Amo a sua obra e a trago viva comigo. Mesmo com uma playlist toda repaginada, Bob se mantem firme, dividindo espaço com mantras, frequências e meditações. É assim que funciona: a gente cresce, aprende e vai mudando, mas o que é bom e nos faz bem sempre terá um lugar garantido na nossa jornada...
Que a ideia de amor, fé e PAZ perpetuada nas canções e na história de Bob Marley sigam vivas tocando os corações das pessoas.
Purifica que você “pacífica”
Sinto muito! Me perdoe! Sou grata! Te amo!
Com amor, Måka!
AH! e se voce já assitiu, deixe seu comentário e aproveite para se inscrever no site, assim você será notificado dos novos posts!
Comments